sexta-feira, 30 de abril de 2010

Giraffidae


"A girafa, calada, lá de cima vê tudo e não diz nada" Millôr Fernandes.
Ano passado fui a uma das maiores exposições de móveis da América Latina, em Bento Gonçalves. Casa Brasil é o nome.
É uma mistura de diversas culturas mundiais, entre elas a africana. A cultura africana é muito interessante pois as coisas que lá eles vendiam não tinham a ver com móveis muitas vezes, mas sim com os acessórios para roupa e para casa, como mantas para sofá feitas a mão, colares feitos em ossos com vários detalhes de animais e cores alegres e chamativas.
Existiam miniaturas (como na foto acima) de vários animais simbólicos para o povo africano. Essas miniaturas tem em torno de dois a três centímetros de altura. Feitas à mão com todo cuidado.
A girafa é um dos animais mais sagrados para o povo africano, segundo a crença, eles acreditam que o ser humano veio ao mundo deslizando sob o pescoço da girafa, e que é um animal que tem a ligação divina entre o céu e a terra.
Além disso, é um animal que simboliza no "pensar sempre adiante e nunca olhar para trás", como a girafa tem o pescoço largo, acredita-se também que sempre devemos analisar os fatos e as coisas ao nosso redor de cima, antes de tomarmos qualquer atitude.
Isso me chamou bastante atenção ao adquirir a miniatura.